Certas trajetórias de vida parecem autoestradas com um traçado linear, outras, com caminhos vicinais, cheios de contornos e de incertezas. Minha trajetória sempre foi pontuada por inúmeras mudanças. Mudei do norte do Brasil, de Araguaína, no Tocantins, por volta dos meus 17 anos para fazer faculdade em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, onde morei por quase nove anos. Depois do curso superior retornei para o Tocantins, onde trabalhei como tradutora-intérprete assessorando delegações estrangeiras. Através dessa experiência de trabalho na área de relações internacionais, tentei até conseguir um estágio de trabalho na França, na área de importação e exportação.
O estágio na França me trouxe a oportunidade de um contrato de trabalho efetivo em Paris, onde moro há mais de vinte anos. Ao longo desses anos, trabalhei em grandes empresas e no Ministério francês das relações exteriores, de onde sai para criar a BEM IN PARIS, minha empresa de turismo cultural.
A minha decisão de empreender veio quando eu já era mãe, e, percebi que com o elevado custo de vida de Paris, não conseguiria melhorar nosso padrão de vida se não ousasse mudar, mudar de área, mudar de emprego e, foi então, que aos 40 anos, voltei a estudar por dois anos, para me formar como Guia Conferencista nacional e com meu diploma em mãos, criei minha empresa de turismo voltada para o público brasileiro.
Empreender na França tem me trazido inúmeros aprendizados, tanto no plano pessoal como profissional. Empreender é um caminho a ser trilhado com coragem e determinação, pois os desafios não são poucos. Gerir uma empresa vai muito além dos posts nas redes sociais. Como costumo dizer, os posts nas redes sociais representam a ponta do iceberg da gestão de uma empresa, que envolve responsabilidade jurídica, financeira, civil, etc. E em tempos de internet, jornada em dose tripla, pela necessidade de exposição e visibilidade. Haja determinação!
Transformando obstáculos em oportunidade de crescimento
Com a pandemia do COVID, o turismo na França parou completamente, como em inúmeras partes do mundo e, mais uma vez, vi a necessidade de me reinventar. Foi então, que aos 50 anos, iniciei o curso de Coach, conquistando minha certificação como Coach profissional pela Ēcole de Coaching de Paris, em janeiro de 2022. Voilà! Com tanta reinvenção tenho me tornado expert no tema mudança, e com a prática do Coaching, tenho estudado de forma mais aprofundada sobre o assunto, em especial, sobre resultados relevantes de estudos de neurocientistas americanos, que explicam como crenças conscientes e inconscientes podem dificultar nosso processo de mudança em qualquer área da nossa vida.
Em linhas gerais, esse é um resumo suscinto sobre minha trajetória profissional, entre o Brasil e a França. Em paralelo aos cursos de longa duração, sempre investi em cursos correlatos, mais curtos, presenciais e on-line, além de terapias, mentorias e processos de Coaching para acelerar meu processo de autoconhecimento e também como supervisão de atendimentos que faço como Coach certificada.
Ouse mudar em qualquer idade
A vida e as experiências que vivemos nos moldam profundamente. Todos os dias, sem perceber, mudamos de alguma forma e nossa identidade vai sendo ajustada de acordo com nossos encontros, rupturas, lugares que frequentamos, experiências que mudam nosso olhar sobre o mundo e sobre nós mesmos. E não existe mágica! A nova pessoa que você vai se tornar será moldada pelas novas escolhas que você fará!
Abaixo, compartilho 5 conselhos que considero essenciais num processo de mudança:
1 – Escutar a si mesmo: para compreender os condicionamentos que trouxeram você até a situação que você deseja mudar.
2 – Confiar nos seus inúmeros talentos: Liste os talentos que te trouxeram até aqui e avalie quais novos talentos você precisa desenvolver na nova fase.
3 – Adaptar seu projeto: seu novo projeto precisa estar alinhado com o novo estilo de vida que você deseja ter. Para tanto, é preciso desenhar um plano de ação direcionado para o seu eu futuro.
4 – Fazer um curso novo: quando alcançamos um certo patamar e que decidimos mudar, é comum termos certa resistência em investir em novos cursos. De todo modo, essa escolha pode ser decisiva para o sucesso do seu novo projeto.
5 – Buscar um mentor: sabemos que tempo é dinheiro e ganhar tempo num processo de mudança é primordial. Busque apoio, orientação e direcionamento para encurtar caminhos e ampliar o campo das ideias.
E você, que mudança faria nessa fase de sua vida? Como você se imagina daqui a 1 ano, 5 anos, ousando fazer essa mudança ou até, deixando de agir por medo de mudar? Fica o tema para reflexão!
Mudar pode ser desafiador, e ao mesmo tempo, representa uma oportunidade para que você se reconecte com a essência da pessoa mais importante da sua vida: você. Ousar mudar é abraçar o prazer de construir uma vida mais prazerosa e coerente com quem você realmente é.