BLOG DA LIBÉLULA

Benefícios de viajar e a relação com o autoconhecimento

As viagens são verdadeiras oportunidades de crescimento pessoal. Com elas, experimentamos novos sabores, novos modos de olhar o mundo, novas palavras, novos rostos e perspectivas. Além de ser extremamente enriquecedor culturalmente, o ato de viajar é uma ferramenta de autodescoberta potente. Já dizia Mário Quintana: “viajar é trocar a roupa da alma”. Sim, os benefícios de viajar estão intimamente ligados ao autoconhecimento, como vou te mostrar neste artigo.

A conexão entre viagem e autoconhecimento: como explorar novos lugares pode levar a uma jornada interior incrível

A viagem é um catalisador para a mudança pessoal. E quando digo isso, me lembro de quando me mudei para a França, há mais de 20 anos. Foi naquele momento que tudo começou: estava fora da minha atmosfera habitual, longe da família, e isso me fez repensar e enxergar outros caminhos e comportamentos possíveis. 

Parece que, quando viajamos, criamos uma espécie de distância da nossa vida rotineira, da nossa casa e relações. Conseguimos ver com maior clareza o que fazemos ou deixamos de fazer. Essa oportunidade de “ver a situação de fora”, somada a todos os novos estímulos que recebemos em um ambiente diferente, tornam a viagem uma experiência de autodescoberta

Benefícios de viajar para o desenvolvimento pessoal

A seguir, alguns benefícios de viajar ligados ao autoconhecimento e transformação pessoal:

Viajar fortalece a capacidade de se adaptar

Quando viajamos, precisamos nos adaptar à diferentes cenários: teremos novos horários para dormir e acordar, faremos novas descobertas gastronômicas, além de tentarmos nos comunicar e agir conforme o modo local (grau de formalidade, o que é permitido ou proibido…). Ou seja, estamos de férias, imersos em um mundo novo por alguns dias ou semanas, e para aproveitar plenamente a experiência, devemos aceitar as mudanças e as diferenças entre as culturas.

É o famoso ditado “quando em Roma, aja como os romanos”. Este beneficio de viajar consegue treinar nossa adaptação e nos fazer perceber que podemos mudar hábitos para nos adequar a um determinado cenário. Tudo é uma questão de ajuste e flexibilidade!

É possível treinar a independência e a resolução de problemas 

Este é um dos benefícios de viajar mais poderosos, que pode levar inclusive para a sua vida profissional. Especialmente quando viajamos sozinhas, sabemos que todas as atividades do dia serão fruto do nosso próprio empenho e organização. Devemos organizar roteiros, viabilizar modos de se locomover, buscar restaurantes e atividades alinhadas com o que gostamos e queremos conhecer. As decisões e o encadeamento de tudo depende somente de você. 

Além disso, é preciso saber como agir em momentos inesperados: aquela estrada que você iria pegar está fechada, o trem ou a reserva de hotel foi cancelada, o restaurante não está aberto, o lugar que foi visitar está lotado demais… E agora? Como compensar um desejo não realizado? Onde buscar soluções que possam substituir os planos originais, ou até mesmo superá-los? Treinar essa mentalidade de lidar com imprevistos é um dos benefícios de viajar que mais trazem resultados na nossa vida prática e também no trabalho, na forma de soft-skills.

Estimula a criatividade e amplia nossas possibilidades 

Todos os novos estímulos visuais, sonoros e gustativos que recebemos no destino escolhido fazem o nosso cérebro trabalhar mais, e ficar mais empolgado. É como se saíssemos de um estado de inércia para um movimento constante e inspirador, repleto de novas experiências. 

Estes benefícios de viajar nos concedem uma maior criatividade, pois temos outros ingredientes adicionados à nossa percepção de mundo. Abrimos nosso leque de possibilidades ao visitarmos lugares totalmente diferentes do que estamos acostumados, e enriquecemos nosso espírito com essa vivência. Seja ao visitar um museu, um jardim, ou fazer um tour gastronômico: tudo é alimento para alma viajante, seja no domínio físico ou mental, ainda mais se o foco é superar limitações pessoais.

A experiência da viagem nos faz refletir e reavaliar 

Quando viajamos, estamos longe das interações cotidianas que já conhecemos. Não iremos escutar as mesmas frases, ver os mesmos rostos, e lidar com pessoas que não apreciamos. Esse momento distante de tudo o que é conhecido nos faz repensar o que é importante para nós. É na ausência que encontramos as respostas do que faz falta, e do que não faz. 

Essa jornada interior intensiva nos conecta com o que realmente precisamos. Por isso, buscar momentos sozinha durante a viagem, ou experiências guiadas com foco no desenvolvimento pessoal, pode ajudar a visualizar com mais facilidade as mudanças que você precisa implementar. Viajar não é só preencher a agenda com mil atividades, mas, sim, reservar um tempo de qualidade para você, tornando essa experiência um divisor de águas. 

A viagem como ferramenta de transformação

Caso a sua viagem inclua Paris no itinerário, posso te guiar nesse processo de autodescoberta por meio de uma experiência imersiva em Paris, que alia coaching e passeio. Por meio de caminhadas e conversas pela Cidade Luz, vamos falar sobre as suas vontades, projetos, medos e desejos. O objetivo é traçar um plano de ação para você aplicar mudanças efetivas na sua vida e aproveitar plenamente seu potencial.

Espero que tenha compreendido a conexão entre viagem e autoconhecimento. Aproveite todos os benefícios que essa mudança de cenário pode trazer para a sua transformação pessoal e profissional.

69 / 100
plugins premium WordPress