BLOG DA LIBÉLULA

Medo da mudança: veja como reagir e acolher o novo em sua vida

O medo da mudança é natural e saudável. Como seres humanos, estamos sempre buscando situações confortáveis, que nos permitam gastar menos energia mental e física, já que o medo é um mecanismo de defesa. O problema é que, muitas vezes, esse medo pode nos impedir de viver experiências novas ou buscar oportunidades de mudança na vida pessoal e profissional. Mas como driblar o medo para conseguir aproveitar oportunidades valiosas? 

Neste artigo eu partilho alguns conselhos para enfrentar o medo da mudança, trazendo algumas situações que aprendi na minha vida pessoal, vivendo e empreendendo em um país estrangeiro.

Aceite a mutabilidade da vida 

As mudanças acontecem a todo tempo, seja em nosso ambiente externo, ou mesmo em nós mesmos, interiormente. A natureza, por exemplo, muda e se transforma a cada ciclo, sem relutâncias. Ela aceita que a mudança é necessária para que ela se mantenha viva. O mesmo acontece conosco: nós mudamos de mentalidade e criamos novos desejos conforme o tempo passa. 

Entender e aceitar o caráter mutável e imprevisível da vida é essencial para começar a olhar para a mudança com outros olhos. Isso engloba o medo de mudar de emprego, por exemplo, ou mesmo o medo de mudar de cidade, de país, ou de companheiro. Afinal, querer se manter em inércia, fixa em um mesmo lugar, é como lutar contra a corrente. É preciso escutar o nosso corpo, os nossos sentimentos e necessidades para buscarmos a mudança quando isso for preciso.

A mudança não acontece de dia para noite

O processo da mudança pode ser longo na maior parte das vezes. Proponho pensarmos em uma mudança de país, por exemplo. Primeiro, mergulhamos no aprendizado de uma nova língua, antes de mesmo de pisarmos na terra estrangeira. Perder a motivação para aprender o idioma pode ser muito fácil, pois temos a tendência de pensar que o aprendizado irá demorar muito ou, pior ainda, de que não somos mais capazes ou “passamos da idade” de aprender. Um grande erro… 

Para toda e qualquer mudança significativa em nossas vidas, precisamos “preparar o terreno”. Aprender francês e inglês foram dois objetivos que eu soube, desde o começo, que me trariam resultados no futuro. Investi tempo, energia e dinheiro, mas quando as oportunidades apareceram, estava pronta. E isso compensou todo o esforço no passado. Era nisso que eu pensava todas as vezes em que a falta de motivação batia na porta. Entendi que essa ação traria, num futuro próximo ou distante, algum resultado.

Inspire-se em pessoas que venceram o medo

As pessoas que fazem parte do nosso círculo, mesmo que virtual, determinam (e muito!) o nosso mindset, ou seja, nossa mentalidade. Por isso, quando busquei empreender na França, procurei me cercar de pessoas que tiveram a coragem de agir, de ir em direção à mudança. Ver mulheres de sucesso, sendo felizes ao mudarem de vida e ao escolherem outro caminho, foi um fator determinante para a minha escolha em mudar de área. 

Por isso, preste atenção às frases e palavras que mais escuta vindas dos seus grupos de amigos e conhecidos. Tem o hábito de ouvir somente reclamações, ou frases desmotivadoras? Escuta muito que “isso ou aquilo só é possível para determinados tipos de pessoas”? Tome cuidado e reveja o seu círculo social, tanto real como virtual. As pessoas que queremos por perto são justamente aquelas que nos encorajam a encontrar a nossa melhor versão, sem aumentar ainda mais seu medo da mudança. Por isso, um networking saudável é essencial.

Conheça as suas crenças limitantes para vencer o medo da mudança 

Muitas mulheres cresceram ouvindo frases que, por serem repetidas durante a vida inteira, se tornam verdade, mesmo não sendo. Basta pensarmos que, antigamente, muitas mulheres era mal vistas ao trabalharem fora de casa, ou simplesmente ao cuidarem das finanças. Quantos padrões e crenças não tiveram que ser desconstruídos para chegarmos até aqui? Sem dúvidas, muitos.

Lembro de algumas mulheres na pequena cidade onde nasci, no Tocantins, que pensavam que seriam incapazes de trilhar outros caminhos profissionais. Era uma mistura de “eu só pertenço a este lugar”, junto de outras crenças limitantes construídas ao longo da vida. Ter consciência dos seus padrões mentais e de como eles podem jogar contra ou a favor, é uma das chaves para acessar todo o seu potencial.

Conte com a ajuda de um profissional

Não é fácil enfrentar o medo da mudança sozinha. Estar acompanhada de outra mulher que possa te guiar e te fazer descobrir suas multi potencialidades vai certamente te fazer avançar mais rápido. Além disso, um acompanhamento profissional te traz clareza dos seus objetivos, te ajuda a fazer uma triagem mental do que precisa ser feito, além de fortalecer sua autoconfiança

Como coach certificada e empreendedora na França, posso te ajudar a tirar seu projeto de mudança do papel, investigando como você poderá alcançar o que mais deseja. Minha missão é te levar longe, desbloqueando crenças limitantes e barreiras. Para isso, uso todos os conhecimentos que adquiri como coach com tudo o que aprendi em mais de 20 anos empreendendo na França. Não foi fácil chegar até aqui, mas posso te dizer com confiança: não tenha medo da mudança, tenha medo de não mudar. Vamos juntas?

72 / 100
plugins premium WordPress