BLOG DA LIBÉLULA

Principais soft skills para as mulheres

As soft skills são habilidades comportamentais essenciais para se destacar e conseguir alcançar seus objetivos. Sempre que posso, reforço a importância de saber usar essas competências subjetivas a nosso favor, seja na vida profissional ou pessoal. É por isso que hoje trarei as principais soft skills que podem abrir inúmeras portas e oportunidades na vida da mulher que busca se desenvolver e evoluir.

Vem comigo, libélula, que vou te mostrar algumas das soft skills comportamentais mais poderosas para implementar na sua rotina!

O que significa soft skills?

Este termo importante está cada vez mais em evidência, e não é raro vermos cursos e mentorias dedicadas a desenvolver essas competências. Mas, antes de tudo, qual a definição de soft skills? Como você, mulher, poderá usá-las para alçar voos ainda maiores ao aprender a como desenvolver as soft skills?

As soft skills são consideras habilidades pessoais e sociais que nos ajudam a nos destacar e a ter sucesso em diversos contextos. Elas são características especiais que vão além do conhecimento técnico ou das qualificações acadêmicas (chamadas hard skills). Ou seja, essas habilidades interpessoais não são aprendidas na escola ou na universidade. São qualidades humanas que vão muito além de um diploma. 

Dessa forma, elas dizem respeito a maneira como nos relacionamos com as pessoas, como expressamos nossas emoções e como lidamos com os desafios

Alguns exemplos de soft skills importantes incluem:

  • Uma postura empática com as pessoas ao seu redor;
  • Saber praticar a comunicação efetiva, com confiança e clareza;
  • Ser dotada de resiliência diante dos desafios;
  • Desenvolver a inteligência emocional para gerenciar suas emoções e ter autoconfiança;
  • Pensamento crítico para poder tomar boas decisões;
  • Fortalecer a capacidade de liderança e influência para se destacar pessoal e profissionalmente.


Estas são apenas algumas das principais soft skills que julgo serem a chave para explorar plenamente o potencial de todas as mulheres. 

1. Empatia para fortalecer seus relacionamentos

A empatia é uma soft skill poderosa que nos faz criar relações harmoniosas e conexões autênticas com as pessoas que nos cercam. Ela permite que nos coloquemos no lugar do outro, considerando suas limitações, medos e inseguranças. Nem preciso dizer o quanto a empatia me ajudou a fortalecer meus relacionamentos, criando um ambiente de confiança e compreensão mútua.

Quando praticamos a empatia, estamos genuinamente interessadas em compreender as emoções, as perspectivas e as necessidades das pessoas ao nosso redor. A empatia envolve:

  • Praticar a escuta ativa;
  • Prestar atenção nos detalhes não verbais;
  • Responder de maneira compassiva. 


Assim, construímos relacionamentos mais profundos e significativos, promovendo uma comunicação mais eficaz e uma conexão autêntica com as outras pessoas. É uma habilidade usada tanto na vida pessoal como na sua carreira profissional.

2. Comunicação efetiva para se expressar com confiança

Saber se comunicar é incontornável, libélula. Quando conseguimos nos expressar com confiança e clareza, ampliamos nossa voz e somos ouvidas por um público cada vez maior. 

Além disso, a comunicação efetiva é uma soft skill que te ajuda a influenciar positivamente os outros. Quem não gosta de alguém que sabe falar com desenvoltura, de forma natural e transmitindo verdade? Lembre-se que tudo o que fazemos passa pela comunicação, pois vivemos em comunidade, e saber se comunicar corretamente abre muitas portas, inclusive quando decidir ampliar seu networking. Um dos principais aliados da evolução de profissional!

3. Resiliência para superar obstáculos e encontrar soluções

A resiliência é a soft skill ligada à inteligência emocional, que nos fortalece para enfrentar obstáculos e desafios que não estavam previstos. Sabemos que a vida pode nos surpreender com situações totalmente inesperadas (quem aí pensou na pandemia?), e que nessas horas é a nossa capacidade de se reinventar e de se adaptar que irá proporcionar crescimento.

Ao desenvolver a competência da resiliência, você fortalece sua capacidade de lidar com as mudanças e crises, encontrando oportunidades de crescimento pessoal e profissional mesmo nos momentos mais difíceis. A resiliência nos capacita a aprender com as experiências, a enfrentar os desafios com coragem e a buscar soluções criativas. É saber improvisar diante das surpresas que a vida nos reserva, buscando sempre o movimento

4. Pensamento crítico para tomar boas decisões

O pensamento crítico é uma habilidade comportamental essencial para conseguir avaliar e fazer boas escolhas. Assim, consegue questionar e analisar diferentes cenários, priorizando sempre o que está mais próximo dos seus objetivos. Saber dizer não, por exemplo, faz parte desta soft skill, já que precisará colocar na balança o que faz sentido e o que não faz nesse momento. A solução de problemas também entra como parte desta postura crítica, essencial tanto na parte profissional como pessoal. 

5. Liderança e influência para ir além

Uma mulher que sabe influenciar e liderar pessoas tem tudo para conseguir chegar aonde mais deseja. A capacidade de federar, de inspirar e de motivar são ligadas à confiança que a mulher possui em seus próprios talentos e soft skills. 

Por isso, uma mulher líder consegue transmitir essa energia e criar uma verdadeira comunidade de admiradores que se inspiram em seus passos. Além disso, é possível aprender a guiar e a influenciar a sua equipe, caso faça parte de uma empresa, ou mesmo se for empreendedora. Nada mais gratificante para a sua carreira do que essa liderança positiva! 

Soft skills: técnicas para desenvolver habilidades comportamentais 

Desde que comecei minha vida no exterior, há mais de 20 anos, pude praticar diversas soft skills que conseguiram abrir meus caminhos e trazer confiança para enfrentar a vida na França. Conseguir empreender e lucrar com a minha empresa, evoluir como pessoa, e ter consciência de quais decisões estavam alinhadas comigo e com a minha essência. 

Mais tarde, quis me aprimorar e me tornar uma coaching certificada, pronta para ajudar mulheres a buscarem suas realizações, pois sei que as soft skills são competências essenciais para os novos tempos

Libélula, ninguém nasce sabendo todas as principais soft skills, mas é possível desenvolvê-las aos poucos, com as técnicas certas e a clareza do que precisa ser melhorado para gerar resultados. Vamos juntas entrar em ação?

68 / 100
plugins premium WordPress