Search
BLOG DA LIBÉLULA

10 passos para abandonar o medo da mudança

mudança
Foto: canva.com

1 – Aceite a mudança 

Quando passamos por uma mudança, seja desejada ou forçada, passamos por um período de adaptação. Afinal de contas, de uma forma ou de outra, estamos saindo de um terreno conhecido e enfrentando o desconhecido. Em períodos de transição, todos, assim como você, precisam se adaptar. A aceitação da mudança é que vai facilitar essa adaptação. 

2 – Atue com equilíbrio 

Mudar não implica criar algo inédito ou abandonar qualidades, mas ser ágil para se ajustar. Numa transição de carreira, por exemplo, é preciso criar novas raízes que sustentem a tomada de decisões em novos ambientes, e, ao mesmo tempo, criar asas que permitam você alçar novos voos.

3 – Amplie seu networking 

Vale a pena investir tempo para conhecer novas pessoas, frequentar novos ambientes, encontrar pessoas fora do seu meio, que possam contribuir com outros pontos de vista é ampliar seu networking. Não se limite a ambientes digitais. 

4 – Atualize-se

Em um contexto de mudança, é necessário estar por dentro do que acontece de novo: frequente eventos de sua área, faça novos cursos. Outro conselho é ler muito, até sobre temas fora do seu segmento – isso ajuda a ter ideais e a entender como pessoas diferentes lidam com mudanças. 

5 – Seja otimista 

Invés de colocar o foco nos obstáculos, direcione sua atenção para novas possibilidades. Manter-se otimista é primordial numa fase de mudança de vida, seja pessoal ou profissional. Assuma o protagonismo de sua mudança e tente ver as transformações como oportunidades de crescimento. 

6 – Seja protagonista 

Descubra se você tende a culpar as circunstâncias ou o motivo que leva você a querer ou precisar mudar. Assuma o que você pode fazer de agora em diante e seja protagonista de sua mudança. Coloque energia e foco em seus projetos, busque apoio se necessário, mova-se, seja de fato protagonista das ações que vão te levar para a sua realidade desejada. 

7 – Busque aprendizado

Procure aprender algo novo todos os dias, e aprofunde-se em temas essenciais para o seu novo momento. Invista tempo em desenvolver novas habilidades. Será que falar outro idioma seria um diferencial nessa nova fase? O que você sabe te trouxe até aqui e para mudar de nível é preciso que você adquira novos conhecimentos. 

8 – Desapegue-se do passado 

Quando suas demandam mudam, é preciso deixar os planos que já não fazem sentido para você hoje. Pode levar um certo tempo para que você se acostume com uma mudança, mesmo que esta seja desejada. Porém, quanto mais tempo você ficar apegada ao passado, mais tempo levará para que você assimile a mudança que precisa ser feita. 

9 – Aproveite o momento

Crises são oportunidades para aprender, vislumbrar novas possibilidades. Apesar dos desafios de adaptação, tente aproveitar o momento focando no que for positivo e tirando lições daquilo que for mais desafiador. Focar na dificuldade pode gerar uma carga mental que impeça você de perceber oportunidades diversas. 

10 – Busque ajuda 

Não fique presa numa ciranda de tentativas e erros. Busque ajuda de um profissional que já chegou onde você deseja chegar, que tenha uma experiência de vida que te inspira e que pode ajudar você a potencializar seus pontos fortes e a ampliar seu campo de visão.

Você busca fazer uma mudança de vida e tem dificuldade para identificar o que mudar e traçar um plano de ação para atingir seus objetivos? O que tem impedido você de agir? Vamos juntas tirar seu desejo do campo das ideias e mapear o passo a passo da construção do seu eu futuro por meio de ferramentas do Coaching.